sexta-feira, 14 de junho de 2013

A igualdade através de uma caixa de papelão

Há uma semana, a Finlândia esteve na mídia brasileira devido ao Äitiyspakkaus, ou seja, a uma caixa de papelão que as mães recebem na 22ª semana de gravidez. O artigo divulgado falava que na Finlândia os bebês dormem em caixa de papelão, o que soa um tanto estranho, não é? Mas qual a ideia por trás dessa caixa de papelão? O que faz dessa caixa de papelão tão importante a ponto de ter lugar na mídia?



Bem, primeiramente é preciso entender um pouco da sociedade finlandesa. A Finlândia tem uma sociedade igualitária, por aqui as favelas são prédios, não é tarefa fácil encontrar pessoas que vivem “debaixo da ponte”, talvez na capital, Helsinque, seja mais fácil, mas nas cidades por onde tenho passado nunca vi crianças pedindo dinheiro na rua ou moradores de rua.

As creches públicas são frequentadas por ricos e “pobres”, ambos dividem o mesmo espaço, o mesmo brinquedo, comem a mesma comida e recebem a mesma educação. Em uma visita à creche não se consegue diferenciar a criança que provêm de uma família “rica” e uma de classe média. Isso sem dúvida é um reflexo muito claro de como a sociedade finlandesa é organizada e qual a ideia que eles possuem de igualdade. A mesma oportunidade para todos!

Acredito que um número significativo das mulheres faz seu pré-natal em hospitais da rede pública, não sei em números, mas todas as mães que fazem parte do meu círculo de amizade fizeram seu pré-natal e tiveram seu parto na rede pública. O que, aliás, é motivo pra outro post, a qualidade do atendimento à mulher gestante.



Lembro da minha ansiedade para que chegasse o aviso de que meu “paquete maternidade”  estava disponível para pegar na agência de correio. Era uma noite fria de início de inverno, e fomos buscar a enorme caixa. Assim que chegamos em casa, abri a caixa e comecei a sorrir para as roupinhas, os livros, o material de higiene e tudo mais que vinha na caixa. A caixa representava muito, era um sinal de que minha gravidez estava na metade, um sinal de que logo teríamos um bebê em casa, era um sinal de que muito em breve eu seria mãe!!

Fiquei por algum tempo admirando o conteúdo da caixa, achando tudo lindo. Mas lembro do tamanho da minha admiração em ver como o governo da Finlândia cuidava das gestantes.

Na consulta seguinte que tive com a minha “neuvola” (é como uma enfermeira especializada em gestantes e crianças), eu fui tão animada comentar o quanto estava feliz em ter recebido a minha caixa de papelão, e então ela falou que a realidade é que o enxoval de muitas mães é somente o conteúdo da caixa, e que a caixa servia de berço para o recém-nascido. Foi aí que minha admiração e surpresa superaram todos os limites. No início achei que era piada, mas depois ela foi me explicando tudo sobre o que o artigo consta.

Vale mencionar que na caixa a mãe também é lembrada. Além das roupas e artigos para o bebê na caixa também tem absorventes noturnos, preservativos e lubrificante.  Meu filho usou praticamente tudo da caixa, com exceção das roupas maiores que na mudança ao Brasil acabamos deixando por aqui, usou do macacão de inverno à escova de dente, que, aliás, foi a sua primeira escova de dente.

 Acho que usamos umas duas ou três vezes a caixa com a finalidade de berço, quando viajávamos nos finais de semana para visitar a família do meu esposo. Mas até hoje guardamos a caixa com carinho e vale a pena dizer que é super útil, cabe um montão de coisas lá dentro, inclusive um recém-nascido!
Nesse link você pode encontrar todo o conteúdo da caixa de papelão: http://www.kela.fi/aitiyspakkaus.

Sandra Kautto - Esposa de um finlandês lindo, que encontrou perdido lá no meio da selva amazônica, e mãe do Elias. Mora no país do Papai Noel, a Finlândia. Escreve o blog: http://sandrakautto.blogspot.com/.

11 comentários:

  1. Adorei o post. Muito mesmo! Compartilhando por aí! Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Super bacana essa atitude e cuidado do governo. Claro que em países onde a taxa de natalidade é alta seria impensável, mas é um ótimo exemplo de respeito e carinho pela população em geral.
    Já li que em algumas culturas na Europa os recém nascidos dormem em uma gaveta aberta da cômoda no quarto da mãe, mas isso é assunto para outro post, rsrs.

    ResponderExcluir
  3. A parte que eu mais gostei foi que eles também pensam nas mães e incluem preservativos e lubrificantes. Isso é cidadania!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Paloma! Eu nunca ví esse cuidado em outro lugar!

      Excluir
    2. Eu fiquei impressionada! Achei o máximo essa iniciativa!

      Excluir
  4. Nossa! Quanto respeito! Excelente iniciativa

    ResponderExcluir
  5. E isso é um direito de todas as mulheres nesse país, no sentido de promover a inclusão e a igualdade. Aqui no Brasil, se existe um programa de transferência de renda, todos criticam e dizem se tratar de esmola, etc...Se esse kit fosse distribuído aqui, logo choveria críticas do tipo "Pra que fez o bebê? "..."Fazer é fácil, depois nossos impostos são usados para comprar enxoval"...coisas assim. Quanto ao preservativos e lubrificantes, nem quero imaginar o teor das críticas, visto que o prazer sexual ainda é visto como algo pecaminoso. Só é bonito quando vem de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Roberta. Vejo muito disso por aqui.
      Parabéns pelo blog! Adorei!

      Excluir
    2. Assino embaixo! Achei o comentário mt pertinente, isso no Brasil iria ser alvo de críticas mt maldosas e elitistas.

      Excluir